sábado, 26 de setembro de 2009

26.11 - DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

26 de setembro é o dia dedicado à conscientização a respeito dessa situação, que é cada dia mais freqüente, não só no Brasil, mas no mundo todo. Em 2007, o tema dessa campanha foi “Viva a sua vida antes de iniciar outra” e em 2008 foi “Sua Vida, Sua Decisão”.

Para 2.009, com muita propriedade, aborda-se a idéia de comunicação para o conhecimento, da informação para a formação com o tema “Sua Vida, Sua Voz: fale sobre contracepção” (Your Life, Your Voice: Talk Contraception).

Vale lembrar que as datas comemorativas devem ser usadas não só para celebração, mas, principalmente, para informação. A meta da campanha desse ano é o estímulo para encorajar os jovens a falarem sobre sexo e contracepção para que a semente da informação possa gerar frutos de prevenção de gestações não planejadas ou doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Essas informações podem ser obtidas na família, se essa for acolhedora e tiver o conhecimento para tanto. Caso isso não seja possível, o ideal é que se busque essa base, essa confiança, que deveria ser adquirida no atendimento médico profissional.

Não se deve temer e nem sentir vergonha de abordar a importância da proteção (contracepção) com seu namorado (ou namorada), antes de iniciar sua vida sexual. Essa é uma responsabilidade que cabe ao casal, independente de idade e classe social.

Em 26 de setembro, não vamos nos calar: Sua Vida, Sua Voz ou, como eu prefiro, Nossa vida, Nossa voz - porque todos somos responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário