sexta-feira, 21 de agosto de 2009

22 DE AGOSTO - SALVE O FOLCLORE BRASILEIRO


O que é Folclore

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

MALUCO BELEZA ASSIM ERA CONHECIDO O MAIOR ÍCONE DO ROCK BAIANO

Em 21 de agosto de 1989, morre Raul Seixas, um dos grandes músicos brasileiros. "Raulzito" gravou mais de 20 discos, teve cinco esposas e sofreu com o alcoolismo, que lhe rendeu uma pancreatite aguda, motivo de sua morte. Seu estilo fundiu o rock com todos os ritmos brasileiros, do xote ao baião.

20 ANOS SEM RAUL SEIXAS (TOCA RAUUUULLL)

Sim, curvo-me ante a beleza de ser
às vezes zombo de mim mesmo ao término de uma
inteligente e aguçada constatação.
Ermitão do insólito, poeta da dúvida
Entretanto duvido a dúvida por ser dúvida
fruto de uma premissa lógica
Mas nego, afirmo e não duvido de nada
Prisioneiro sem grade desse silêncio eterno.

Raul Seixas

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

MINUTOS DE SABEDORIA


Com os nossos pensamentos e palavras,
construímos o verdadeiro mundo em que vivemos.

Por isso, nossa vida e nossa felicidade dependem
exclusivamente de nossos pensamentos e de nossas palavras.

Vigie o momento presente, para que seu futuro seja feliz.

Plante sementes de otimismo e de amor, para colher
amanhã os frutos da alegria e da felicidade.

OS MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS (NO ESCURINHO DO CINEMA)!!!









1º Cidadão Kane (Orson Welles)

2º A Regra do Jogo (Jean Renoir)

3º Um Corpo Que Cai (Alfred Hitchcock)

4º 8 ½ (Federico Fellini)

5º 2001, uma Odisséia no Espaço (Stanley Kubrick)

6º O Poderoso Chefão 2 (Francis Ford Coppola)

7º O Encouraçado Potekim (Sergei Eisenstein)

8º Cantando na Chuva (Stanley Donen)

9º O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola)

10º Era Uma Vez em Tóquio (Yasujiro Ozu)

11º Os Sete Samurais (Akira Kurosawa)

12º Rastros de Ódio (John Ford)

13º A Aventura (Michelangelo Antonioni)

14º Ladrões de Bicicletas (Vittorio De Sica)

15º A Paixão de Joana D'Arc (Carl Theodor Dreyer)

16º Lawrence da Arábia (David Lean)

17º O Touro Indomável (Martin Scorsese)

18º Acossado (Jean-Luc Godard)

19º A Doce Vida (Federico Fellini)

20º Quanto Mais Quente Melhor (Billy Wilder)

19 DE AGOSTO DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA - CLIK CLIK CLIK



Em um mundo completamente imagético como é o nosso hoje, a fotografia está presente em todos os momentos. Seja de câmeras comuns, digitais, de celulares, a imagem se tornou um elemento central nesse mundo midiatizado.

Mas se hoje a fotografia tem esse lugar de destaque, podendo ser alterada, transformada e manipulada, muito se deve aos inventores deste conceito.

Dois franceses merecem destaque nessa descoberta: Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física, criou a héliographie em 1926. Nesse invento ele aliou o princípio da câmara obscura, empregada pelos artistas desde o século XVI, à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como daguerreótipo.

Por essa época um francês radicado no Brasil, Hércules Florence, desenvolvia também experimentos que levariam ao mesmo resultado. Mas o advento da fotografia foi anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 19 de agosto 1839.

De lá pra cá a fotografia evoluiu muito e foi a grande responsável por apresentar o mundo à humanidade. Mesmo com o surgimento de outras formas de exibição de imagens (cinema, televisão, computador) a fotografia continua sendo a única "capaz de captar a alma humana". Ou, como diria Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos "fotografar é captar o momento decisivo".

► www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php

Parabéns a todos vocês amigos fotógrafos.
Pelo dia Mundial da Fotografia

terça-feira, 18 de agosto de 2009

MUDANÇAS PARA O ENEM EM 2009 - CONFIRAM!


ENEM 2009

MEC estuda fazer mudanças no Enem 2009
Publicada em 22/05/2008 às 10h51m
Adauri Antunes Barbosa - O Globo

SÃO PAULO - O Ministério da Educação (MEC) estuda mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes.

Seguindo padrões internacionais, o Inep pretende que seja possível comparar as notas de diferentes edições do Enem, o que não ocorre atualmente.

"
O Enem é uma prova clássica que tem bastante sucesso de público. Mas tem uma deficiência de medida, porque os anos não são comparáveis (Reynaldo Fernandes, do Inep)
"

.- O Enem é uma prova clássica que tem bastante sucesso de público. Mas tem uma deficiência de medida, porque os anos não são comparáveis - justificou Reynaldo.

Segundo ele, a comparação já é possível no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Alunos que fazem vestibular serão os maiores beneficiados pela mudança, já que grande parte dos processos seletivos das universidades permite apenas a utilização da nota do último Enem. Hoje, quem fez o exame em 2006 e quer prestar vestibular em 2008 não pode usar a pontuação do Enem, o que poderá passar a fazer. A mesma restrição prejudica quem busca bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal, e só pode usar a nota do Enem se tiver feito da última prova.

Outra alteração significativa no Enem, de acordo com o presidente do Inep, é que a prova com 63 questões objetivas pode deixar de ser única para todo o país.

O Enem é um exame individual feito para avaliar o desempenho dos alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio. Desde a sua concepção, porém, o exame foi pensado também como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médio e ao ensino superior.

18 DE AGOSTO DIA DO ESTAGIÁRIO



O estágio é um meio indispensável
para a formação profissional dos estudantes.
Por isso, o IEL e o Fórum de Estágio da
Bahia criaram uma data especial para a
sua comemoração.

Parabéns estagiários!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MINUTOS DE SABEDORIA



"Só dê ouvidos a quem te ama.
Não te preocupes tanto com o que acham de ti.
O que te salva não é o que os outros andam achando,
mas é o que Deus sabe a teu respeito."

Pe Fábio de Melo

DIA DO PATRIMÔNIO HITÓRICO - 17 DE AGOSTO




Comemora-se o Dia do Patrimônio Histórico na mesma data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969). Por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde o historiador trabalhou até o fim da vida.

Em seu esforço de preservação dos bens culturais do país, o IPHAN já tombou 16 mil edifícios, 50 centros urbanos e 5 mil sítios arqueológicos brasileiros. Dono de um acervo monumental, o instituto tem mais de um milhão de objetos catalogados, entre livros, arquivos, registros fotográficos e audiovisuais.

O Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Imperial, o Museu Histórico Nacional, o Museu da República, o Museu da Inconfidência, o Paço Imperial, a Cinemateca Brasileira e o Sítio Roberto Burle Marx são algumas das principais instituições sob a responsabilidade do IPHAN.

O Brasil tem ainda doze monumentos culturais e naturais na Lista do Patrimônio Mundial (World Heritage), da Unesco. Até 1999, havia 630 bens de 118 países inscritos nessa lista. Desses, 480 são patrimônios culturais, 128, naturais e 22, mistos.

Fonte: http://www.educacional.com

VEJA COMO FICOU O ALFABETO COM A REFORMA ORTOGRÁFICA (DICA DA LINGUA PORTUGUESA)




Mudanças no alfabeto
O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram
reintroduzidas as letras k, w e y.
O alfabeto completo passa a ser:

A B C D E F G H I
J K L M N O P Q R
S T U V WX Y Z

As letras k, w e y, que na verdade
não tinham desaparecido da maioria
dos dicionários da nossa língua,
são usadas em várias situações.

Por exemplo:
a) na escrita de símbolos de unidades
de medida: km (quilômetro), kg (quilograma),
W (watt);